quarta-feira, março 15, 2006

Casamento padrão, vida de glórias

Confusão armada, língua ligeira, palavras mal colocadas. A gente agride, sorri amarelo e sai, como se não houvesse amargo.

Ela não é comum, mas quer o circo. Um dia de glória em meio ao marasmo, talvez. Quem sabe na mente dela a vida seja isso mesmo: nada, pouco, merda nenhuma e uma noite de gala pra completar. Apenas um dia em que sai da sua mísera vida insignificante.

Vida odiosa, filho perfeito. Advogado, usa terno todo dia. Estuda, tem o carro que meu avô gostaria de ter, joga tênis (enquanto não existe campo de golfe por aqui, é lógico) e já marcou oculista pra sair bem na foto. Ah, e como não poderia deixar de ser, é alto e tem uma barriguinha sobressalente.

Tudo questão de fantasia. O surfista preguiçoso e esquecido está longe, finge não ouvir seu nome. Quer passar sem ser incomodado. Só.

As preparações começam cedo, um ano de antecedência será suficiente? Igreja, baile, músicos, decoração, flores, vestidos, fotógrafos, e, claro, comida e bebida à vontade. Fartura, esse é o lema.

A correria é pouca comparada aos gastos. Não tem problema, eles aceitam crediário.

No grande dia a noiva some (assim como seu noivo na noite anterior). Momentos de princesa: recebe massagem, banhos de creme, maquiagem e muito laquê no cabelo. Mas só o vestido vai disfarçar celulites e gorduras indesejadas.

Na igreja, ela chora. Sabe que o filho cumpre bem seu papel. Sorri, beija a noiva e é abençoado por Deus.

No baile, a alegria é geral. Mas num cantinho da sala, numa mesa ao fundo e no banheiro podemos notar grupinhos de convidados reclamando da bebida, “é do Paraguai”. Ou do buffet, “que vagabundo!”. E os mais atrevidos, da beleza da noiva, “hoje, até eu comeria”.

Ela vê copos quebrados, pisca, retorce os olhos, sabe que a despesa aumenta. Depois sorri, são os pais da noiva que mexem no bolso, não ela.

Logo o filho e sua esposa seguem para lua-de-mel, e em poucos dias retornam pro seu conjugado no Itacorubi.

Ela fecha os olhos, a noite foi perfeita. Definitivamente, é feliz.

Nenhum comentário: